Como o computador contribui para transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica?




Transformar é modificar, analisar, redimencionar. Nesse sentido buscamos essa transformação em nosso cotidiano, nas diversas situações e dimensões. Na escola, o foco é o uso do computador, o qual nos oferece grande apoio didático pedagógico para nossa prática. Porém, faze-se necessário o uso constante para que essa transformação seja coesa aos nossos ensinamentos e aprendizagens. É preciso saber o que se quer nessa mudança dos paradigmas da informática. Vários questionamentos devem ser refletidos: o que quero ou busco, como buscar e como fazer uso na minha prática cotidiana.
Fazer uso da informatização no espaço diário tem se tornado prática constante de todos os adeptos da tecnologia, mas, que experiência os professores e alunos têm demonstrado em sua concepção? Aprender é eixo essencial de todo ser humano. Aprende o professor e o aluno ao mesmo tempo. Contudo, cada sujeito deve refletir sobre sua contribuição no papel social e os conceitos que norteiam a produção do conhecimento na escola. Que ser, a escola está formando a partir do uso e prática do uso constante do computador? No meio social, professores e alunos vivem em ambientes compartilhados no uso público da internet, cada um com sua autonomia e liberdade de acesso.
Nesse sentido, faze-se necessário, que no espaço escolar, o professor seja orientador e mediador dessa transformação educacional. E como fazer isso, se na maioria das vezes o aluno tem mais prática que o educador? O professor deve ser pesquisador constante, pois ninguém está pronto para enfrentar as novas tecnologias que surgem em nosso dia-a-dia. O professor é ser inacabado como diz Freire(1997): "Como professor crítico, sou um "aventureiro" responsável, predisposto à mudança, à aceitação do diferente."
Por isso, não basta aceitar mudanças, é preciso acreditar que a própria vida é uma constante mudança, transformação e diferecionamento. Diferentes pontos de vista, perspectivas se confrontam a cada dia, e se entrelaçam constantemente em nosso contexto educacional, embora vários discursos tenham apontado para um novo posicionamento, esta é uma tarefa árdua, sobre a qual surge diversas polêmicas.

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FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática
educativa. Ed. Paz e Terra. São Paulo, 1997.

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