LEITURA DE IMAGENS



Primeira atividade do projeto de leitura: produção e leitura de textos de imagens.

A leitura, proposta nos PCNs a partir do modelo interativo, deve ser entendida como um processo no qual a informação flui tanto do texto para o leitor quanto do leitor para o texto. Observa-se uma interação entre autor/texto/leitor, na qual o sujeito leitor não permanece apenas num papel passivo de decodificador de palavras, ou frases. Todo o seu conhecimento de mundo pode ser ativado para elaborar e verificar hipóteses de leitura sobre o assunto do texto; negociar ou inferir significados; hierarquizar o texto, separando idéias principais e secundárias; estabelecer objetivos de leitura e definir níveis de acesso ao material lido segundo os mesmos; associar imagens e texto verbal na construção de sentidos, entre outros procedimentos.
Paulo Freire, também aponta que leitura é bem mais que decodificar palavras: é ler o mundo. E, atualmente, utilizamos constantemente a linguagem não-verbal. Diante de um mundo repleto de mensagens pictóricas, a leitura também envolve ler imagens. Aprender a ler e produzir imagens é uma necessidade de compreensão do mundo e de suas modificações, e também do fazer artístico. Toda imagens tem sua história, e produzir junto com os alunos de uma 5ª série histórias não verbais é um desafio enriquecedor, além de aprenderem e valorizar o fazer artístico, também compreendem o olhar que vai além dos olhos. É comum dizer que as imagens possuem uma linguagem visual

___________________________________________________________________________
BRASIL. PCN de Ensino Fundamental – 3o e 4o ciclos; Língua Estrangeira. Brasília: MEC, 1998.
––––––. PCN de Ensino Médio – linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, 1999.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. In: A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 45ªed. São Paulo: Cortez, 2003.
KLEIMAN, Angela. Leitura: ensino e pesquisa. 2ª ed. Campinas: Pontes, 1996.

Comentários