FÓRUM 2 - "Educação e Tecnologia "


Quando se fala em inserção da escola na sociedade da informação e do conhecimento, nós professores pensamos logo em conteúdo sistemático, trabalhado no dia a dia ou até mesmo nas orientações e informações que a criança ou o aluno recebe constantemente.
Tratando-se de tecnologias, pensamos ainda em computadores ou internet, a mídia dos nossos alunos. Vale salientar que pensar em informação e conhecimento no mundo da tecnologia é pensar bem mais além? Nos livros usados cotidianamente, no lápis, no quadro de giz, nas atividades realizadas, por mais fácil que seja, e expressão do conhecimento que o aluno já possui adquirido através dessas tecnologias.
Faze-se necessário, aperfeiçoar nossos conhecimentos no sentido de produzir significado produtivo. Buscar informações que permitam o aluno ou professor resolver os problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto.
Vive-se numa sociedade onde a informação e o conhecimento estão ligados ao processo de evolução da humanidade, constata-se a presença marcante de descobertas, inovações e avanços, estreitamente relacionados ao espírito aventureiro, à inquietude, ao inconformismo e à capacidade inquisitiva dos seres humanos.
Assim, nos aconselha Dowbor, L (2001):
“As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las. E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico.”
Acredita-se que a educação só consegue bons resultados quando se preocupar com a geração de experiências de aprendizagem, criatividade para construir novos conhecimentos e habilidades para saber “acessar” fontes de informação sobre os mais variados assuntos. E a informação digital não é apenas a internet, são todas as tecnologias que estão ao nosso dispor. Atualmente, as tecnologias ganham espaço no contexto escolar, começando pela biblioteca. A sala de tecnologias esta composta de DVD, equipamento de som, vídeo, radio, câmara digital, filmadora e computador.

Comentários