Projeto: PAINEL DA IDENTIDADE


Justificativa: O projeto a ser realizado segue instruções e orientações da primeira unidade do livro de português: O narrador e apresenta situações em que a linguagem oral, linguagem escrita, leitura e produção de textos se inter-relacionam de forma contextualizada, são lingüisticamente significativos em que faz sentido ler para escrever, escrever para ler, ler para decorar, escrever para não esquecer, ler em voz alta em tom adequado. Com o propósito de ampliar o repertório de leitura agregada ao gênero textual biografia abordando a identidade do aluno, pretende-se fomentar nos educando a iniciativa e prazer de ler, produzir e construir eixos contribuintes para a formação de cidadania, ampliando seus horizontes, trocando experiências, exercitando sua vivência e crescendo como ser humano e cidadão consciente e valorizado.
Objetivos:
*Reconhecer a importância do tipo e gênero de texto para a nossa vida.
*Identificar a linguagem aplicada gênero textual biografia.
*Visitar a biblioteca para conhecer obras de poetas consagrados com as respectivas biografias.
*Utilizar a INTERNET para pesquisar e aprofundar os dados dos poetas lidos e trabalhados:Vinícius de Moraes, Cecília Meirelles, Manoel Bandeira, Mário Quintana, Carlos Drumond de Andrade,João Cabral e Melo Neto.
*Ler e expor material (se possível) de publicações destes autores nos corredores da escola.
*Fomentar nos educandos a iniciativa de buscar os respectivos poetas para leitura.
*Valorizar a história de vida de cada um com ênfase nas pessoas idosas.
*Elaborar a autobiografia, partindo de biografias de autores mais lidos ou conhecidos,
preferencialmente os relacionados acima, bem como as de alguns artistas plásticos.
*Ampliar o repertório de leitura a partir das biografias dos autores da exposição e outros,como: Ziraldo, Monteiro Lobato e Ruth Rocha.
*Confeccionar um painel mural para exposição na escola das autobiografia dos alunos.


Desenvolvimento:
o Introduzir o conceito a partir do uso do dicionário com ênfase no seu significado.
o Análise de uma biografia de um autor bem conhecido (linguagem, estilo de escrita e funçãosocial) em retroprojetor, cartaz, datashow ou no quadro de giz.
o Solicitar que os alunos entrevistem uma pessoa, preferencialmente suas mães e ou seus avóspara que a partir dos dados elaborem o texto biográfico.
o Revisão do texto a partir de um segmento em cada momento (estrutura, coesão, ortografia,pontuação, elementos conectivos).
o Pesquisar e comparar biografias dos poetas fazendo paralelo entre a biblioteca e a pesquisa da INTERNET.
o Realizar leituras compartilhadas de obras dos poetas pesquisados, bem como as biografiasde alguns artistas plásticos mais conhecidos.
o Escrever a autobiografia, ler para seus familiares e para a classe (autobiógrafo).
o Exposição do material literário nos corredores da escola para que outros alunos tenham acesso.
o Apresentação de uma ficha, previamente preparada, xeroca ou mimeografada para os alunos completar ou responder fazendo seu auto-retrato.
o Organização do contexto autobiográfico.
o Revisão do contexto produzido das autobiografias.
o Organizar os relatos, em folha especifica, e ilustrar se possível com a foto ou outro tipo de gravura que identifique a personalidade de cada um.
o Confeccionar os cartões da autobiografia, individual, para produzir o mural painel.

Produto Final:

o Montagem do mural painel com o material produzido e exposição nos corredores da escola.

Comentários