Presidente do Sintepe participa de audiência pública em Brasília

 Noticia do SITE SINTEPE - www.sintepe.org.br  Escrito por Anna Maria Salustiano   
Qua, 12 de Maio de 2010 17:20
O presidente do Sintepe e Secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores (CNTE), Heleno Araújo participou de uma audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (12), na Comissão de Educação do Senado, em Brasília.
O evento recebeu os temas: A formação mínima de professores para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental e a data de corte para o ingresso nessa etapa da educação básica. Estiveram presentes na audiência representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Para o sindicalista Heleno Araújo, a audiência foi positiva porque tratou da manutenção, da formação do curso normal médio para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. "O relatório da senadora Fátima Cleide reafirmou que o ingresso dos estudantes no ensino fundamental é a partir dos 6 anos", pontuou Heleno. Na ocasião, ficou acertada entre outras resoluções a necessidade de se ter uma emenda para resolver impasses no campo da educação. O Ministério da Educação está com uma proposta em tramitação no Legislativo, que prevê uma alteração no artigo 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em vigor desde 1996. Pelo projeto enviado, somente professores com formação em nível superior poderão atuar nos anos iniciais do ensino fundamental. Hoje, professores que ensinam nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação infantil, é preciso ter nível médio. O presidente do Sintepe, Heleno Araújo, sublinhou que para o país ter um sistema educacional melhor "São necessárias políticas de indicadores como: sólida formação inicial, política de formação continuada, salário e carreira jornada e condições de trabalho. Se não tivermos essa estrutura não vamos caminhar para garantir qualidade".
Nesse processo, o MEC deixa claro que os estados e municípios devem seguir os pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a matrícula no ensino fundamental. Portanto, somente podem ingressar nesta etapa da educação básica as crianças com seis anos completos ou a completar até o dia 31 de março.

De acordo com a secretária de educação básica do Ministério, Maria do Pilar, 18 estados já seguem as orientações do conselho, mas somente com um projeto de lei, os sistemas poderão se organizar mais facilmente. Para Pilar, o tempo de formação e desenvolvimento das crianças deve ser respeitado. “O foco do estabelecimento de uma data definidora da matrícula deve estar na criança e no seu direito de aprender na idade correta”, finalizou.


Conheça a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996)

Comentários

  1. oi, tô passando pra informar o novo endereço do BLOG DE JOEL MARIANO, você pesquisa no google: BLOG DE JOEL MARIANO e não BLOG DO JOEL MARIANO. Foi trocado so o O por o E, rsrsr
    tem muitas novidades tá?!?!?
    xerim

    ResponderExcluir

Postar um comentário