Construir obras com prazer

Construir obras com prazer

Postado em 10 de janeiro de 2010 por Jânio Alcãntara
Livro filosófico escrito de modo acessível

Livro filosófico escrito de modo acessível

O que vamos deixar quando partirmos?

Eis um pequeno livro dusbons, a começar pelo inquietante título : “QUAL É A TUA OBRA? – Inquietações propositivas sobre gestão e ética”, Ed. Vozes, 141 pág.. Escrito pelo filósofo Mário Sérgio Cortella, já está na 8ª edição. Do título à contracapa, o leitor é estimulado a pensar e refletir sobre qual seja a obra que deve executar, com prazer.

Nada mais pedagógico do que responder uma pergunta com outras perguntas. Vejamos: Qual é a tua obra?

É ser reconhecido? Desenvolver a capacidade de aprender sempre? Saber o significado da sua poiesis (obra)? Encontrar-se naquilo que faz? Enfrentar a jornado do herói? Saber a diferença entre erro e negligência? Saber que não sabe? Ser humilde? Aproveitar as oportunidades? Enfrentar o medo da mudança? Saber o tamanho que você tem dentro do planeta? Ter medo da satisfação? Saber lidar com a velocidade das mudanças? Combater o bom combate? Aprender a agir sem cautela imobilizadora nem ímpeto inconsequente? Administrar o tempo e distinguir o que é urgente do que é importante? Ser capaz de inspirar pessoas, projetos e situações? Enquanto líder, animar as pessoas a se sentirem integradas à obra? Ter a capacidade de se reinventar, de buscar novos métodos e soluções? Ser ético, antiético ou aético? Ser íntegro? Conseguir enxergar o outro como outro e não como estranho? Ser ambicioso, mas não ganancioso? Distinguir o queé essencial do que é fundamental?”

Gostei de aprender com o filósofo Cortela a distinção entre “cansaço” e “estresse”. Cansamo-nos quando uma atividade nos exige bastante, mas é prazerosa; estressamo-nos quando aquilo que fazemos nos exige muito, mas não vemos a razão de fazê-lo.

Veja toda entrevista de Cortella no You Tube.

Comentários