SOLIDÃO, AVANÇOS E RETROCESSO

Solidão pertencia ao município de Afogados da Ingazeira. Com a criação de Tabira, Solidão passou a fazer parte do território do novo município. A Lei estadual de nº 4.969, de 20 de dezembro de 1963, elevou o distrito à categoria de município autônomo desmembrado de Tabira. Porém com o passar dos anos, por amor a cidade que é berço do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, os moradores e governantes lutaram para distanciar da cultura popular o fato da não chegada da coca cola à cidade. Esse era adágio de muita gente que visitava ou vivia em Solidão, pelo desprezo, pequenez, abandono e falta de respeito de alguns governantes que por aqui passaram. Com esforço e muito sacrifício, aqueles que amam sua terra e acreditam no amor e nos milagres de Nossa Senhora de Lourdes, Solidão foi adquirindo valor e respeito com o progresso. Sua entrada é uma das mais belas das cidades de nossa região e sem contar no avanço educacional, da saúde, da assistência social, da agricultura e de todo aumento informacional e intelectual dos munícipes.
Fico muito triste com a situação que ultimamente estamos enfrentando, depois de tanta luta na busca da valorização, do progresso de um povo, vemos a decadência aberrante dos nossos valores. Acorda população, nossa cidade está enfrentando grandes vicissitudes de desatenção e insensatez. E a culpa é de todos nós, não podemos fechar os olhos. Se estamos bem (isolados), precisamos nos preocupar com o todo, com nosso lugar, nossa querida cidade. Para comprovar a veracidade dos fatos, aprecie os dados do IGD e IDEB.

O IGD - Índice de Gestão Descentralizada – Os dados oficiais do MDS mostram que em agosto de 2009 encontrava-se em 12ª colocação juntamente com Afogados da Ingazeira contabilizando 0,81 e atualmente se encontra na 17ª colocação, última colocação regional contabilizando 0,77.

IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O município de Solidão em 2005 encontrava-se entre os municípios prioritários, quando participou do encontro de secretários e curso do PRADIME em Brasília – DF; em 2007 elevou-se para o 4° colocado no estado de Pernambuco com nota 4.0 se igualando aos municípios de Orobó e Tuparetama, perdendo para Quixaba – 1° colocado, Carnaíba – 2° colocado e Triunfo – 3° colocado, na ocasião participou de grandes discussões sobre os avanços na UNCME – União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, inclusive em Brasília–DF (junho de 2009); E hoje, o desfecho: Solidão encontra-se com a lanterna na mão na regional ocupando o 16° lugar juntamente com Serra Talhada. Isso é um verdadeiro descaso precisamos nos empenhar mais e melhor. Como? Trabalhando em coletividade, com vontade, em harmonia, desarmando os palanques políticos, deixando de ser “bonzinhos” para ser responsáveis, deixando de trabalhar com a gestão e trabalhar com o profissionalismo. O momento é oportuno para as mudanças. O problema está em nossas mãos, vamos nos comprometer e fazer valer todo nosso esforço. A gestão passa. Nossas escolas, nossos filhos, nossos alunos e nossa profissão permanecerão. Esperamos melhorias!
                             Um abraço educacional.

Comentários

  1. Tristeza total, imagino como vc está. Conheço toda historia daí de Solidão. Pois sua luta foi incasavel no progresso educacional deste municipio, pena que as pessoas que hoje estão ou melhor continuam da gestão fazem questão de passar uma borracha. Mas o marco Historico ficou. Parabéns amiga. Viu o blog de Nill, acho que a atual secretária não compreendeu o contexto: titular como procurar culpados? pelo que vejo vc até se inseriu no problema. Pobreza foi o que foi feito. Você tem razão em chamar a população para acordar. beijos e saudades!

    ResponderExcluir

Postar um comentário