TRABALHANDO A NUTRIÇÃO: ALIMENTOS E NUTRIENTES NA 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
A função de nutrição do corpo humano relaciona-se com a obtenção, o processamento, a distribuição e com a excreção de resíduos provenientes dos alimentos que o corpo consome. Portanto, assim como a função de nutrição, os alimentos são fundamentais para a manutenção da vida.
Os alimentos são retirados da natureza, seja do corpo de outro animal, seja do corpo das plantas. Os alimentos industrializados também têm sua origem na natureza, mas são beneficiados ou modificados nas indústrias, a partir de tecnologias especialmente desenvolvidas para esse fim.
Todos os alimentos são formados por substâncias nutritivas, os nutrientes. Os nutrientes dos alimentos são: Proteínas, Carboidratos, Lipídios, Sais Minerais e Vitaminas. Cada um desses nutrientes possui uma função especial no corpo. Precisamos receber diariamente uma certa quantidade de cada um dos 5 nutrientes. As Proteínas, os Carboidratos e os Lipídios devem ser ingeridos em quantidades diárias maiores (macronutrientes, medidos em gramas). Já os Sais Minerais e as Vitaminas devem ser ingeridos em quantidades bem pequenas (micronutrientes, medidos em miligramas), porém, não podem estar ausentes.
É importante realizar a combinação de diferentes tipos de alimentos nas refeições, já que em cada alimento ocorre a predominância de um determinado nutriente. Assim, num mesmo prato, podemos ter os 5 nutrientes indispensáveis de uma vez só! Além disso, ao fazermos a combinação dos alimentos (e dos nutrientes), procuramos agradar ao paladar, associando o prazer a uma função que é obrigatória para a manutenção da vida.
Trabalhando com projeto:
Atuar em sala de aula através de projeto ou mini-projeto didático fortalece e aprimora o desempenho dos alunos e professor. Sabendo-se que trabalhar com esse procedimento não é fácil, muitos se limitam ao livro didático e esquecem que o mais importante na atuação docente é o aprendizado, mesmo aquele que requer de esforço extra, disponibilidade de tempo, paciência e compreensão na realização das etapas de trabalho.
Como não sou professora da área de ciências e estou atuando em turmas de 7ª séries do Ensino Fundamental, fiz opção em trabalhar com projetos para que juntamente com meus alunos possamos desempenhar as atividades mediante os conteúdos abordados de forma prazerosa, atrativa e que todos tenham oportunidade de aprender juntos, lendo, estudando, refletindo, pesquisando e debatendo.
Estou maravilhada com o trabalho, o resultado é muito satisfatório e os alunos estão cada vez mais impulsionados a novas buscas e aprofundamentos dos conteúdos da área.
Comentários
Postar um comentário